Slow Food a um clique!

Slow Food a um clique!

posted in: Casa & Cozinha, Viajando | 0

Escuta falar sobre o movimento Slow Food, mas não sabe como começar a praticar? Aprecia a filosofia, mas não sabe onde encontrar os produtos certos? Está sem ideias de como pode indicar lugares para as pessoas conhecerem o que é o movimento? A gente te ajuda, usando nada mais, nada menos que um aplicativo no celular. É, sim, você pode usar a tecnologia para gastar melhor seu tempo ou para desfrutar melhor de sua vida. Pelo menos no que diz respeito a comida, a gente pode te dar ideias de como fazer isso.

A filosofia do slow food defende que todo o alimento deve ser saboroso, de qualidade, produzidos de forma justa e sem prejuízo ao meio ambiente e que devemos ter tempo para saborear esse alimento. Atualmente o Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos e conta com mais de 100.000 membros e escritórios apoiadores em 150 países. E foi justamente pensando em ampliar o conhecimento das pessoas e trazê-las a prática constante que surgiu o aplicativo. Quando veio ao Brasil em  em 2002 para a Rio+20, Carlo Petrini (fundador do movimento) teve a inspiração por conta de um guia com dicas usado pelos participantes para orientá-los sobre o que visitar no Rio de Janeiro. A partir disso, muitos chefs, produtores artesanais e jornalistas do mundo todo se uniram para dar opiniões sobre o que colocar no aplicativo, respeitando a lógica e princípio do movimento.

O Slow Food Planet é então, um aplicativo colaborativo com dicas gastronômicas de lugares e compras em diversas cidades pelo mundo, incluindo algumas no Brasil. Ele traz mais de 12.000 indicações em 13 países, sendo que dessas 847 se referem a 19 cidades/regiões no Brasil (Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Norte Catarinense, Goiânia, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, entre outros). Você escolhe gratuitamente uma região para verificar as opções e caso queira consultar outras, aí há um custo de 1,99 dólares. Associados ao Slow Food têm acesso gratuito a dez locais.

O aplicativo funciona de forma colaborativa, você pode indicar outros lugares e produtos ou mesmo reportar algum problema para a empresa mantenedora e esta modifica o guia. Ou seja, ele está sempre em construção pelos próprios usuários. Você pode baixa-lo em qualquer tipo de smartphone que possuir (sistemas Android ou IOS) e usufruir no seu dia a dia.

Na prática você pode escolher entre 3 possibilidades de uso do aplicativo: “Tempo para comer” em que você escolhe restaurantes e locais para desfrutar de boa comida e preparada de forma justa e artesanal, “Tempo para mim” em que você escolhe lugares onde passar um tempo relaxando ou descansando, e o “Tempo para comprar” onde você tem indicações de lugares que vendem produtos para seu uso na culinária ou em casa. Todas as 3 opções ainda podem ter uma busca mais refinada se você optar por escolher o estabelecimento/produto por tipo ou por ambiente. Todas as indicações do aplicativo possuem descrições bem completas das opções oferecidas pelo estabelecimento/empresa (inclui endereço, distância, telefone, horário de funcionamento, tipos de pratos ou produtos, etc). E se você não entender muito bem de um determinado produto, ainda pode clicar e ir pra uma tela de explicações mais detalhadas.

Clique nas imagens de nossa galeria abaixo para ver algumas telas do aplicativo!

Achei muito fácil de usar e bem útil pra falar a verdade.

Agora não há mais como ficar perdido sem saber como fazer. É só clicar e achar.

Comentários

Comentarário(s)