Pra quem gosta de histórias diversas e de entender a origem das coisas, eis o livro ideal. E pra quem acha que precisamos ter uma relação diferente com plantas, saindo da relação de apenas extração para o respeito com as mesmas, também. Porque as plantas, muito menos que os animais (vide inúmeras campanhas para salvar animais em extinção), acabam sofrendo com a pouca divulgação que possuem de sua importância na história da humanidade. Por isso, o livro é um forma de alerta sobre como o homem tem interagido com as plantas e a importância que elas possuem. Aliás essa foi a principal motivação do autor, Bill Laws, ao escrever o livro.

De forma leve e com muitas ilustrações, o livro “50 plantas que mudaram o rumo da História” é um passatempo interessante, uma vez que mescla um pouco de biologia com questões sócio-econômicas, culturais e políticas a medida em que explica sobre muitas plantas em um sentido mais amplo. Por exemplo, faz a ligação entre o cultivo do bambu na China e o impressionismo na Europa, ou conta que o abacaxi é responsável pela evolução das estufas na Europa até a descoberta do plástico. Ou conta que o lúpulo, usado atualmente quase que exclusivamente para aromatizar a cerveja, foi descoberto por padres na idade média como conservante da bebida fazendo-a durar muito mais, também pode ser usado como tintura, na produção de papel e ainda como fonte de remédios hepáticos e digestivos. Parece maluquice mas não é. A ligação entre os temas acaba sendo muito divertida.

Mas também não deixa de falar nomes científicos, a região nativa, o tipo de planta e se é comestível, medicinal, comercial ou prática e ainda faz alusão a outras plantas que podem ser da mesma família ou que tenham alguma relação direta no cultivo da original.

Alguns trechinhos pra degustação:

“As plantas desempenharam um papel dinâmico na formação de nossa história. A vida na Terra só se tornou possível pela própria vida das plantas, pela forma como absorvem dióxido de carbono (CO2) e exalam oxigênio (O2). As plantas podem até ter preparado o terreno para nós, desenvolvendo o processo da fotossíntese em reação a alguma catástrofe climática pré-histórica e abrindo os portões do DNA à evolução dos animais terrestres como nós. …

…As plantas sempre nos forneceram combustível, alimento, abrigo e remédios. Sempre controlaram a taxa de dióxido de carbono e oxigênio no ar que respiramos . Proporcionaram os combustíveis fósseis que estamos consumindo de maneira tão excessiva e nos inspiraram a fundar jardins botânicos nacionais, visitar parques e a gastar fortunas cultivando espécies de nossa preferência.”

Ou seja, uma ótima pedida de leitura.

 

Comentários

Comentarário(s)

  • Livro: 50 Plantas que mudaram o rumo da História
  • Autor: Bill Laws
  • Compras: Livrarias