Tem ponte slow no Uruguai !

Tem ponte slow no Uruguai !

No lugar de uma reta, uma curva. Desacelere e contemple a paisagem!

Bienvenido à ponte sobre a Lagoa Garzón! A ponte “slow” recém inaugurada na costa uruguaia contou até com a presença do ex-presidente José Mujica.

Sua inusitada forma circular faz com que os automóveis circulem em baixa velocidade. 30km/h, sinalizam as placas! A altura foi calculada de modo a permitir a passagem de embarcações, as passarelas internas e externas propiciam a travessia à pé e por ciclistas, desfrutando todos da proximidade com a lagoa e com o mar.

Para o arquiteto uruguaio Rafael Viñoly, que assinou o projeto, a circulação de carros deve ter um aspecto secundário, a prioridade é fundamentalmente o passeio à pé, a fruição pelo pedestre da paisagem oferecida pela natureza.

A ponte, que tem um raio de 51,5 metros e 323 metros de comprimento, liga as costas das localidades de Maldonado e Rocha e substituiu o antigo sistema de balsas existente. Segundo o seu maior financiador, o empresário e investidor argentino Eduardo Costantini, a sua existência fará crescer o mercado gastronômico, imobiliário e turístico da região. A empresa de Contantini possui investimentos em Rocha e bancou 80% dos 10 milhões de dólares necessários a execução do projeto que foi feito no formato parceria público privado.

Como condição para a liberação da obra, o governo uruguaio, que contribuiu com os 20% restantes, declarou a região da Laguna Garzón área de proteção ambiental. Apenas 35% do trecho entre as duas lagoas podem ser exploradas e 50% deve ser dedicado a áreas verdes.

Despacito, por favor!

Comentários

Comentarário(s)