Muitos motivos pra começar uma horta em casa já!

posted in: Casa & Cozinha | 0

Tenho a impressão que ultimamente se alimentar tem se tornado um hábito perigoso. Você nunca sabe de que horta vem o que compra e todos os dias encontra nos jornais notícias da expansão de cultivos usando agrotóxicos e o quão prejudicial eles são. Ou ainda, notícias sobre os riscos que os alimentos industrializados podem oferecer, devido a quantidade de químicos com os quais são produzidos e como são maléficos a saúde. Ora, como fazer então? A boa notícia é que, talvez não na mesma medida, mas tem-se visto também muitas notícias sobre como as pessoas tem driblado essa situação cultivando seu próprio alimento, ou pelo menos parte dele.

Muitos de nós moramos em cidades grandes, em apartamentos sem área verde, com o espaço urbano cada vez mais cheio de concreto e pouca terra. Mas este não parece ser um empecilho para o cultivo caseiro de pequenas hortas. As motivações podem ser inúmeras, pois além das questões de saúde, também podemos citar a grande economia que se gera no orçamento doméstico, o tempo que se economiza ao ter que ir constantemente a mercados para comprar produtos frescos, e além da consciência ambiental.  Outro aspecto  que pode também ser pensado é a respeito dos ganhos psicológicos que se tem quando se cultiva algo. É sempre comentado por quem já faz, que cultivar plantas é terapêutico.  Você deve aprender sobre questões como o tempo (que não é o seu), sobre analisar as condições favoráveis ou não (ou pensar fora da caixa),  cuidados com o outro (sim, as plantinhas são seres que merecem cuidados!) entre outras coisas. E com todo o stress que temos nos dias de hoje, muito melhor relaxar e esquecer-se dos problemas com uma atividade pra lá de saudável. Não se convenceu ainda?

Talvez você possa pensar que é complexo fazer uma horta, que não tem espaço, que nunca plantou nada e que não sabe como lidar com a terra. Mas ainda assim, outros fatores vão te provar que ter uma horta em casa é muito fácil.

Para resolver a questão do espaço, se morar em apartamentos ou lugares sem canteiros, você pode resolver isso tendo uma caixa de madeira ou vaso não muito fundo (15 a 20 cm). Se estiver em casa procure formar canteiros nos jardins. Também procure um lugar ensolarado para as plantinhas pois elas precisam e gostam.

A terra para colocar nos vasos se encontra para comprar em floras e mercados. Não tem erro. As mudas também.

Para resolver a questão da habilidade em plantar e o conhecimento sobre o assunto, você usar a cartilha desenvolvida por especialistas da Unesp (Universidade Estadual Paulista), em parceria com a empresa Sodexo, a Horta em casa. Muitas dicas valiosas estão nela.

Ou você também pode usar um aplicativo criado pela rede de alimentação consciente Salad, que dá dicas de como cultivar uma horta orgânica em casa e ainda vem com uma porção de receitas saudáveis. O aplicativo está disponível para Android e IOS. Basta ir a loja de app de seu smartphone e baixar.

E se de tudo esses meios não forem seus preferidos, ainda temos as vídeo aulas que diversas empresas e organizações disponibilizam e que ensinam leigos a fazer hortas caseiras.

Algumas delas pra você pesquisar e escolher o que te agrada mais:

 

Resumindo você tem motivos de sobra pra começar já sua horta em casa:

– É saudável!

– É econômico!

– Poupa tempo!

– Amplia sua consciência ambiental!

– É terapêutico!

– É fácil!

Vamos começar?

Comentários

Comentarário(s)