Beleza sustentável a gente vê por aqui

Beleza sustentável a gente vê por aqui

posted in: Fashion & Design | 0

 Dos mercados de consumo, é sabido que o da beleza raramente entra em crise, principalmente no Brasil. Há muita oferta de produtos diversificados e consumidores ávidos por novidades. E da mesma forma como acontece com fabricantes de outros produtos, os de cosméticos tem também procurado oferecer ao mercado produtos que atendam a demanda crescente por aqueles que preservem o meio ambiente. E isso significa usar materiais de origem certificada, embalagens recicláveis, políticas de controle a emissão de poluentes, entre outras ações.

lush-values-366x366

No entanto, poucos consumidores sabem sobre a distinção que existe entre cosméticos naturais, orgânicos e sustentáveis ou sintéticos e químicos. Muito se deve ao fato de que no Brasil existem certas restrições a registros dados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) pela falta de uma distinção clara entre os conceitos e um melhor detalhamento nas normas. O que acontece então é uma brecha na fiscalização para que as empresas fabricantes coloquem produtos mistos alegando serem naturais ou orgânicos, mas sem uma comprovação específica. Diferente do que acontece, por exemplo, na indústria alimentícia. Por isso, é importante que os consumidores se informem e busquem mais detalhes nos rótulos para aprenderem sobre os produtos que irão usar, antes de comprar. Para auxiliar nesse processo, há outros órgãos que podem certificar cosméticos orgânicos como o IBD (Instituto Biodinâmico de Certificações) e o Ecocert Brasil, que ajudam com seus selos a garantir e valorizar produtos neste mercado. Um cosmético totalmente sustentável tem práticas como uso apenas de ingredientes naturais originados de cultura orgânica (nada de conservante ou fragrâncias e corantes sintéticos), que faz uso do comércio justo entre suas ações, não faz testes em animais e ainda utiliza embalagens recicláveis como já dito anteriormente.

Mas mesmo que encontrar e ter um cosmético sustentável pareça difícil, diversas iniciativas na internet têm ajudado a propagar a ideia de um mundo de beleza mais natural e menos agressivo, tanto ao homem quanto ao próprio ambiente. Existentes muitos tutoriais de preparo de cosméticos utilizando apenas ingredientes naturais como frutas ou legumes. É saúde nos lábios, nos cabelos, na pele e pra todo tipo de tratamento de beleza que interessar. E com o bônus de não agredir ninguém.

lip tint de beterraba gloss

No entanto, se achar que não está preparado para fazer suas próprias receitas de beleza, algumas marcas que já estão no mercado oferecem produtos com garantias de serem naturais ou sustentáveis. É certo que temos mais empresas gringas que se preocupam com o meio ambiente e em oferecer, a esse novo consumidor mais consciente de seu papel no mundo, produtos naturais com resultados incríveis, frutos de muita pesquisa. Mas no Brasil também temos opções apesar dos entraves legais. É só procurar um pouquinho mais e se informar sobre a forma de trabalho das empresas. Que tal começar já?

Aqui algumas marcas que já testamos e que tem entre seus valores a preservação ao meio ambiente:

– A britânica Lush que oferece produtos frescos, vegetarianos, sem testes em animais e fetos a mão. Tem lojas no Brasil em Sâo Paulo, mas tem uma loja on line entregando para o restante das cidades.

– A brasileira Surya Começou com as tinturas de hena para o cabelo mas expandiu sua linha de produtos e hoje oferece muitas opções veganas e orgânicas para o resto do corpo. Você encontra em algumas lojas de cosméticos pelo Brasil e também por sua loja on line.

195c05e

– A alemã Alva Naturkosmetik, criada em 1988, se expandiu pelo mundo e vende cosméticos naturais e orgânicos de alta performance em várias linhas, de maquiagem a produtos para o corpo, aliam tecnologia diferentes necessidades dos consumidores a ingredientes naturais. E você pode comprar pela sua loja online.

– A Burt´s Bees é uma marca americana mas vendida em diversas farmácias e lojas de cosméticos no Brasil que trabalha com ingredientes naturais como a geléia real, o leite de amêndoas, mel e frutas. Produzem mais de 50 itens para aplicações diversas. O mais conhecido da marca talvez seja o hidratante labial feito de cera de abelhas.

Testou e aprovou algum cosmético natural/orgânico/sustentável? Conta pra gente e teremos prazer em aumentar a nossa pesquisa e compartilhar com vocês.

Comentários

Comentarário(s)