A rua dos seus sonhos existe!

A rua dos seus sonhos existe!

posted in: A vida lá fora | 0

Ruas são frias, inóspitas, feitas de asfalto e destinadas, quase que 100%, aos carros.

Pois imagina uma rua sem carros onde moradores saem de suas casas e apartamentos com a família e amigos para jogar conversa fora, fazer um picnic, contar histórias para as crianças ou deixá-las brincar livremente e, porque não, beber um vinho com a vizinha. Pois ruas assim já existem. Moradores da cidade de Gante, na Bélgica, se uniram, arregaçaram as mangas e criaram espaços para reuniões espontâneas e eventos da comunidade que acontecem durante várias semanas do ano.

O projeto, que começou como um piloto em 2013, já está no seu terceiro ano. Entre 1º de maio e 13 julho de 2015, vinte e cinco ruas reuniram novamente um monte de pessoas transformando profundamente a relação entre a cidade e seus moradores.

Essa é a filosofia da “LeefStraat“, “Living Street” em inglês ou “Rua Viva”, numa tradução livre. Uma experiência em que os moradores assumem as ruas onde moram, transformando-as nas ruas dos seus sonhos. Ao proibir temporariamente ou parcialmente a passagem de carros na rua ou em uma parte dela, o espaço passa a ser destinado a hortas, encontros, lazer e vida social, propiciando belos momentos a todos os moradores.Toda Living Street é diferente. Cada uma é baseada nos desejos e necessidades dos moradores. Eles procuram soluções para os seus desafios e, em seguida, começam a realizar seus sonhos e idéias para o espaço.

Quanto aos carros, eles encontram outro lugar para eles estacionarem como, por exemplo, em um estacionamento mais próximo. Para conseguir ser menos dependentes dos veículos, os moradores experimentam formas alternativas de transporte durante o período do projeto: bicicletas elétricas para ir ao trabalho, bicicletas de carga para fazer as compras, entregas à domicílio, apoio à economia local, compartilhamento de carro, etc. Isso permite os moradores, juntamente com uma rede de voluntários, descobrir se o projeto de rua diferente, associado à redução do uso do automóvel, pode deixar a vida local e na cidade mais agradável e sustentável.

O projeto e a organização prática da rua viva temporária são conduzidos por moradores entusiasmados e os voluntários do Lab Van Troje, um laboratório criativo que une cidadãos, empresas, governos e organizações em prol de soluções sustentáveis para a cidade. E é este apoio que torna a Rua Viva uma realidade e a mantém funcionando.

O objetivo desta experiência é mostrar que é possível se aproximar dos espaços públicos de uma maneira totalmente diferente. Todos garantem que lições são aprendidas a partir da experiência que ajuda os órgãos governamentais locais a refletir e desenvolver políticas públicas quanto à criação de ruas, organização de estacionamentos nos  bairros, etc., contribuindo assim para uma cidade mais sustentável e feliz.

Bora juntar os vizinhos e organizar uma “Rua Viva” no seu bairro? Que tal um “Sábado na rua”?

Porque é muito boa a vida lá fora!

Comentários

Comentarário(s)

Leave a Reply